Chega um momento da vida onde todo empresário reflete, pelo menos uma vez, sobre o que mudaria caso o valor da conta de energia despencasse.
É comum a ficha cair quando chega a fatura com valores exuberantes. As despesas de energia podem representar +40% dos custos de produção, valores que poderiam ser convertidos em campanhas de marketing, novos projetos, produtos, ofertas atrativas, aumento de capital, entre tantas outras soluções.
O que pode influenciar a conta de energia?
“Conta de luz encareceu? Significa que está usando demais, precisamos controlar melhor.” É um pensamento comum, mas usar muita energia durante o dia nem sempre justifica os valores altos.
Podemos dividir os influenciadores em dois grupos:
- Fatores internos: podem ser controlados pelo consumidor, como desperdício de energia por descuido e maus hábitos, ou problemas na parte elétrica, como fios desencapados, fuga de energia, manutenção desatualizada, entre outros.
- Fatores externos: não podem ser controlados pelo usuário, como mudanças de bandeira de luz e reajustes anuais das tarifas de energia pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) e concessionárias locais.
Com apoio de um engenheiro eletricista experiente, é possível realizar uma inspeção para identificar os problemas internos e providenciar os reparos.
Dicas práticas para reduzir a conta de energia em grandes empresas
Selecionamos algumas ações que podem ajudar a reduzir a conta de luz, alternativas práticas que podem ser realizadas com ou sem apoio de um eletricista. Veja a seguir.
Adapte sistemas elétricos da empresa
Painéis de controle pouco intuitivos, desorganizados e sem indicadores com luzes de LED podem dificultar a análise interna e a identificação rápida dos problemas elétricos.
Já os quadros de distribuição e disjuntores antigos podem ser um risco à infraestrutura, aumentando as chances de acidentes elétricos graves, como choques, curto-circuito, incêndio e outros problemas de igual risco.
Adaptar a estrutura, implementar monitoramento digital, sensores de movimento e equipamentos programados para desligar automaticamente são melhorias que podem evitar danos ao patrimônio e aumentar a eficiência energética.
Invista em isolamento térmico
A incidência direta dos raios solares sobre o edifício superaquece o espaço, forçando o uso de climatizadores, como ar-condicionado e ventilador, recursos conhecidos pelo alto consumo de energia.
Investir em isolamento térmico e reformas estratégicas, como uso de tintas claras, telhas especiais, evitar a entrada direta dos raios solares e implementação de um projeto de arborização são alternativas inteligentes para equilibrar a temperatura.
Prefira lâmpadas de LED
As lâmpadas de LED conseguem manter a utilidade por até 25 mil horas. Pelo menos 3x mais que as lâmpadas fluorescentes, e 25x mais que a incandescente, propriedade que a faz ser uma alternativa ecologicamente eficiente.
Outro fator importante é que sua luz é mais intensa que suas antecessoras. Apenas 10W são suficientes para iluminar o ambiente e possibilitar até 80% de redução da energia consumida. Combinando com as paredes claras, você terá um ambiente mais iluminado e fresco para a equipe.
Defina um cronograma de manutenção elétrica
Executar a manutenção corretiva, preditiva ou preventiva impede que equipamentos sejam prejudicados permanentemente, gerando despesas extraordinárias para repor acessórios, peças ou o próprio equipamento danificado.
O ideal é estabelecer um cronograma de manutenção, aplicando melhorias quando necessário, prolongando a vida útil dos eletrônicos, além de aumentar a segurança dos dispositivos.
Repense a rotina de trabalho
Poucos sabem, mas existe um horário certo para trabalhar quando se pretende economizar. O período de maior consumo elétrico é entre 17:30h e 21:30h, horários que coincidem com o retorno das famílias às suas casas e início das atividades domésticas. Essa rotina faz com que as hidrelétricas funcionem no limite para atender a população, acionando as termelétricas de reserva para dar conta da situação.
Em 2018, entrou em vigor a chamada tarifa branca, um esquema de classificação que afeta os valores em dias e horários específicos. Ou seja, adaptar sua rotina de trabalho fora dos horários de pico pode representar economia na conta de luz.
Apostar em trabalho remoto é outra solução que pode ajudar sua empresa. Além de melhorar a qualidade de vida do trabalhador que mora longe do escritório e depende do transporte público, por exemplo, também alivia as despesas internas e reduz custos com energia.
Não é possível executar o trabalho remoto diariamente? Introduzir o modelo híbrido é uma alternativa que também pode gerar grandes benefícios a todos.
Agende uma revisão para melhorar a eficiência energética.
Após implementar essas mudanças, você deve notar uma diferença positiva no valor da fatura dos próximos meses. Mas um projeto de eficiência energética pode ser uma solução mais efetiva a longo prazo, pois abrange a infraestrutura da empresa.
Somente um engenheiro eletricista está habilitado para projetar e executar as obras regularmente, garantindo a segurança do edifício. Converse com a WBecker Engenharia Elétrica, tire suas dúvidas e agende a inspeção com a nossa equipe técnica.