A cabine primária de energia elétrica, também chamada de subestação de média tensão, é uma das partes mais importantes de um sistema elétrico.

Sua função é fazer a passagem de energia elétrica enviada pela rede distribuidora de energia, convertendo de média para baixa tensão, possibilitando conectar e utilizar equipamentos elétricos. Você pode ver mais detalhes sobre o tema neste artigo.

Prédios industriais, comerciais ou condomínios são os que mais solicitam a instalação de cabines primárias. Um fator em comum entre eles é que precisam de carga superior a 75Kw. A energia pode ser convertida em diversas tensões, como: 127V, 220V, 254V, 380V, 440V, entre outras.

 

Como é feita a Manutenção da Cabine Primária?

O indicado é que a manutenção preventiva de cabine primária seja feita anualmente, ou conforme a indicação profissional e necessidade da empresa. Esse procedimento inclui a revisão de todos os equipamentos da cabine, como transformadores, barramentos, para-raios de linha, chaves seccionadoras, disjuntores de média tensão, isoladores, chaves fusíveis e relés de proteção.

São considerados procedimentos básicos da manutenção de cabine primária:

  1. Ajuste de itens de segurança e bloqueio mecânico e elétrico: a atenção é voltada ao uso do cartão de impedimento, cadeados de segurança e travas de seccionamento elétrico para diminuir qualquer risco de energização acidental do sistema durante a manutenção das cabines primárias;

  2. Limpeza e reaperto de componentes: é feita a limpeza geral do equipamento, remoção de pó e identificação de pequenos desgastes, seguido do reaperto de componentes e equipamentos que compõem o sistema;

  3. Coleta de óleo mineral isolante: o material presente em transformadores é recolhido para análise laboratorial;

  4. Fase de testes: são executados os testes funcionais em chaves seccionadoras, disjuntores de média tensão;

  5. Medição de resistência ôhmica: são feitos dois tipos de medições de resistência: de isolação dos componentes internos da cabine primária, e dos contatos de disjuntores e chaves seccionadoras;

  6. Relação de transformação: é verificada a ação dos transformadores de potência, corrente e potencial;

  7. Aterramento temporário: para colocar todos os equipamentos dentro do mesmo potencial, pode ser necessário usar o aterramento temporário, uma solução prática para evitar possíveis acidentes.

  8. Inspeção e certificação dos EPIs e itens de segurança: itens obrigatórios e EPIs de uma cabine primária, como luvas de borracha, estrado isolante, vara de manobra e outros possuem validade. Quando vencidos, devem passar por nova certificação que garanta sua funcionalidade, ou a substituição dos equipamentos.

 

Finalizando as etapas, é feita a revisão geral do sistema e do maquinário da cabine primária para fins de prevenção, executando possíveis correções, por exemplo.


Por que cogitar fazer a manutenção da Cabine Primária?

Existe uma grande responsabilidade em instalar uma cabine primária, principalmente se considerar o alto risco envolvido no processo de transportar um grande fluxo de eletricidade.

Um dos maiores problemas em um alto consumo de energia, que podem gerar riscos para a cabine, é o aquecimento de componentes e conexões, algo que pode ser corrigido durante a manutenção de cabines com reaperto das conexões.

Também precisamos considerar que, caso a cabine não permaneça constantemente trancada e fique exposta a qualquer ser vivo - pois não podemos descartar a possibilidade de animais e pessoas não autorizadas circularem nas dependências do edifício -, existe um sério risco de ocorrer danos e acidentes irreversíveis.

Mas não se aventure tentando realizar a manutenção preventiva sozinho. Para maior segurança e eficiência do processo, somente eletricistas especializados e com a devida autorização estão capacitados para avaliar a instalação, manipular equipamentos e executar a manutenção.

Você sempre pode contar com o domínio e experiência dos profissionais da WBecker Engenharia Elétrica para manutenção e limpeza de cabines primárias, uma empresa brasileira consolidada, com quase 20 anos de experiência no setor e projetos realizados em grandes empresas por todo o Brasil.

 

Comentários (0)
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Nenhum comentário. Seja o(a) primeiro(a) a comentar!