Como medida de segurança de imóveis contra invasões, muitas empresas aderem à instalação de cercas elétricas, também conhecido como eletrificador.
Elas possuem uma corrente elétrica capaz de provocar desconforto em possíveis invasores, afastando-os do local. A tensão elétrica (voltagem) pode variar de acordo com a necessidade do projeto.
Quais os tipos de Eletrificadores existentes?
Dentro do mercado, encontramos dois tipos de cercas elétricas: as monitoradas e as não monitoradas. Conheça suas características a seguir!
Eletrificados Não Monitorado
A cerca elétrica não monitorada é uma versão mais antiga e simplificada do mercado, visando apenas proteger o local de qualquer tipo de invasão. Seu monitoramento é feito de forma manual, com avaliação em manutenção do sistema.
Eletrificador Monitorado
Com a cerca elétrica monitorada, é possível acompanhar o aproveitamento das redes de proteção elétrica, identificando as necessidades de otimização O sistema também pode ser conectado a um sistema de alarmes, para maior segurança local.
Uma das grandes vantagens do monitoramento é evitar alarmes falsos, diferenciando uma situação acidental de invasões propositais. Esse monitoramento pode ser feito de qualquer lugar, com a ajuda de aplicativos para celular.
Atenção: apesar de serem semelhantes visualmente e funcionalmente, a concretina (fios com lâminas de aço, dispostas em espiral) e o alambrado (fios de arame galvanizados e entrelaçados) não são sistemas eletrificados.
Quais a legislação da Instalação de Cerca Elétrica?
Para evitar danos à população e à segurança do próprio estabelecimento, é preciso ficar atento também à Lei nº 1113/2002, que dispõe sobre os critérios da instalação de cerca elétrica, como a voltagem máxima por fio, voltagem máxima do sistema, altura mínima, etc.
Como funciona a Instalação de Cerca Elétrica?
Para que o sistema seja instalado respeitando as normas técnicas de segurança, a instalação deve ser realizada por uma empresa qualificada e habilitada em engenharia elétrica, que tenha conhecimento adequado para seguir as orientações de instalação do sistema, como:
1 - Eletrificador com selo do Inmetro; 2 - Terreno adequado para instalação, afastado da vegetação; 3 - Distância mínima de 4cm entre os cabos; 4 - Distância máxima de 70 metros entre a central de choque e a cerca elétrica, entre outros requisitos básicos.
Jamais realize a instalação da cerca elétrica sem o acompanhamento de um profissional. Um trabalho mal executado pode comprometer o estabelecimento, sua vida e a de outras pessoas e animais.
Quer ver mais sobre o assunto? Clique aqui para conhecer a influência da Tensão Elétrica na sua instalação!