O nível de incidência de raios no Brasil é alto, e existem muitos fatores que corroboram com esse fato, como o desmatamento das florestas brasileiras, o fenômeno "La Niña" e por estarmos localizados em uma área tropical do nosso planeta. Todas essas condições são suficientes para tornar o nosso país perfeito para a formação de fortes tempestades com grande volume de raios.
Curiosamente, pesquisas do Elat/Inpe apontam que a incidência de raios em cada região do Brasil pode variar conforme as estações do ano. No sudeste, existe maior incidência durante o verão, enquanto o sul e nordeste podem notar maior concentração durante a primavera. Eles também mencionam a região entre Coari e Manaus, no Amazonas, como a área com maior queda de raios do Brasil.
Vantagens de instalar o SPDA
As descargas elétricas atmosféricas precisam de muita atenção e maior conscientização por parte da população, principalmente pelo seu grande potencial para gerar grande dano para pessoas, animais e bens materiais, causando prejuízos severos e irrecuperáveis.
Cientes do grande risco causado pelos raios, órgãos públicos, como o Corpo de Bombeiros, estabelecem regras básicas para a instalação do Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA), uma medida preventiva que gera grandes benefícios para todos.
Por que fazer a manutenção de SPDA?
Mais do que instalar um SPDA, precisamos nos preocupar em manter o equipamento em perfeito funcionamento.
Os pára-raios podem absorver, de uma só vez, descargas atmosféricas que podem concentrar entre 100 milhões e 1 bilhão de volts com uma corrente equivalente a 30 mil Ampères. O que os sistemas de proteção fazem é captar essa energia e dispersar pelo solo sem causar danos - daí a importância de fazer uma medição de aterramento antes de instalar o SPDA.
É claro que toda essa energia pode, sim, danificar a estrutura do sistema, reduzindo ou até anulando a sua capacidade de dispersar a energia e proteger a propriedade.
Pontos avaliados em uma inspeção de SPDA
O ideal é que o sistema de SPDA seja avaliado por um engenheiro eletricista regularmente. Durante a inspeção e manutenção preventiva, a atenção está principalmente nos seguintes elementos:
a) Vistoria das hastes de aterramento;
b) Verificação da lâmpada da luz piloto do mastro do para-raios para garantir que não está queimada;
c) Assegurar que a caixa d'água também está aterrada, já que também atrai raios;
d) Limpeza do cabeamento e dos captores, substituindo conforme a necessidade;
e) Aterre, também, as antenas de operadoras de celular ou TV por assinatura via satélite. Elas devem estar conectadas ao SPDA e possuir base para fixação.
Vale a atenção aos sistemas após uma tempestade intensa e com presença de picos de energia devido à alta incidência de raios diretamente na estrutura. É importante revisar as condições, independente da última data em que foi feita a inspeção, mantendo a regularidade do equipamento.
O Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) e o Seguro do estabelecimento - que depende da instalação de um SPDA para ter contrato aceito pelas seguradoras - devem estar em dia, evitando problemas em momentos de crise. Qualquer negligência a essa revisão pode gerar invalidação de contrato com seguradoras.
Quais construções são obrigadas a instalar para-raios?
Quer saber se o seu imóvel atende os requisitos mínimos para ter a instalação obrigatória de um SPDA? Esses são os critérios:
- Altura superior a 30 metros;
- Território com mais de 1500 m²;
- Prédios situados em áreas com alto volume de descargas atmosféricas;
- Estruturas isoladas com altura superior a 25 metros (estátuas e monumentos, por exemplo);
- Fábricas de explosivos;
- Prédios com valor histórico e cultural;
- Subestações de energia.
Todas essas construções possuem grande potencial para serem impactadas por raios e, caso aconteça, podem gerar explosões e graves acidentes.
Conte com um engenheiro eletricista da Wbecker Elétrica.
A Wbecker Elétrica tem mais de 15 anos de experiência e ainda continuamos buscando as principais soluções do mercado para entregar projetos de alta eficiência para todo o estado de São Paulo e regiões próximas.
Se o seu edifício já cumpre os requisitos mínimos para receber o pára-raios ou talvez tenha uma decisão proativa para aumentar a segurança local, conte com a nossa equipe. Temos um engenheiro eletricista que pode te ajudar, é só clicar aqui para saber mais e solicitar o orçamento.