O Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas é projetado para proteger estruturas prediais, patrimônios públicos ou privados e seres vivos dos riscos causados pela corrente elétrica dos raios.
Sua execução deve seguir as regras de segurança da NBR 5419/2015, definidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
Principais etapas da Execução de SPDA
Existem cinco etapas básicas da execução de SPDA: a emissão do laudo técnico, aterramento, análise de risco, projeto executivo e lista de equipamentos. Veja os detalhes do procedimento.
Laudo Técnico
O Laudo Técnico é um documento oficial elaborado e assinado por um engenheiro eletricista habilitado pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA). Seu propósito é atestar as condições do sistema, afirmar se está em pleno funcionamento, protegendo e eliminando os riscos no edifício onde foi feita a instalação do SPDA.
Dentre os aspectos analisados no laudo técnico, são citados:
- Requisitos técnicos, avaliando o funcionamento de componentes e conexões;
- Gestão de riscos, analisando o projeto, nível de incidência de raios na região e outros riscos relacionados ao projeto;
- Danos possíveis, processo que observa potencial risco de dano ao equipamento e patrimônio a ser protegido; e
- Proteção interna, listando cuidados e manutenções preventivas para aumentar a segurança do sistema.
Dada a sua importância, o laudo deve estar sempre em dia, ser atualizado anualmente. O documento pode ser solicitado por seguradoras, bombeiros, financiadoras e outras instituições que precisam atestar que o imóvel é seguro.
Aterramento
Quando o raio atinge o sistema, ele recebe não só o impacto, mas também a energia. É uma carga altíssima que precisa ser dissipada em segurança, evitando danos previsíveis. A saída é direcionar essa energia para o solo.
Fazendo o aterramento, ou processo de estratificação do solo, garantimos o direcionamento seguro da energia. Para isso, é fundamental realizar a medição da resistividade do solo, entendendo as propriedades do sono e ampliando os resultados.
Análise de Risco
Na execução de SPDA, a atenção não deve voltar apenas para o estado dos equipamentos, mas de tudo o que acontece na região onde o sistema foi instalado.
A análise de riscos usa uma série de cálculos para entender os possíveis danos que podem afetar a edificação ou prédios vizinhos, como a incidência de raios na região, funcionamento dos equipamentos de proteção, quais as chances de acontecer acidentes, considera o fluxo de pessoas que transitam no local, entre outras questões.
Nessa etapa nós podemos compreender a fundo quais são as necessidades, a demanda do projeto e selecionar as melhores medidas de segurança.
Projeto Executivo
Aqui temos a parte prática, o projeto de execução do SPDA. Essa etapa inclui a análise detalhada de todo o projeto, garantindo mais tranquilidade ao usar o equipamento e assegurando que ele está desempenhando sua função sem problemas.
São feitos testes no sistema, avaliação visual e mensuração dos dados. A partir dos resultados obtidos, podemos realizar as atualizações e reparos necessários para otimizar o sistema.
É nessa etapa que identificamos problemas e eliminamos possíveis surpresas quando na hora de usar o equipamento, durante tempestades com alto volume de descargas atmosféricas. Ao concluir a avaliação, o engenheiro eletricista emite o laudo de conformidade, que atesta a regularidade do sistema.
Lista de equipamentos
A última etapa é complementar do projeto executivo de SPDA. Uma vez que sabemos o que é necessário fazer para poder melhorar o sistema, o engenheiro eletricista faz o levantamento de todos os equipamentos necessários para realizar o projeto de forma adequada, sem riscos e que responda dentro do esperado.
A lista de equipamentos também é uma forma prática de evitar desperdício de material, realizando um projeto sob medida.
Conte com um Eletricista da WBecker.
Esperamos que esse artigo tenha ajudado a compreender um pouco mais sobre a execução de SPDA, a importância de cada etapa e orientar você na hora de solicitar esse projeto para um especialista.
Sabemos que tem muitas questões sobre esse processo que podem não ter sido abordadas aqui neste artigo, mas você sempre pode contar com o apoio da WBecker Engenharia Elétrica, que tem mais de 15 anos de experiência neste e outros projetos de Instalações Elétricas.
Converse com nosso engenheiro e solicite um orçamento gratuitamente para execução de SPDA.