Realizar a Manutenção Preventiva de rotina é a forma mais segura de manter o funcionamento regular dos sistemas elétricos industriais, evitando alto prejuízo causado por sobrecarga de energia, panes generalizadas e acidentes elétricos.
Durante o processo de manutenção, realizamos o monitoramento de todos os equipamentos para analisar o comportamento do sistema elétrico. Todos os componentes são revisados e reparados, se necessário, evitando que os pequenos defeitos tomem grandes proporções.
A manutenção deve ser bem abrangente. Envolve análise de todo o sistema elétrico, desde os componentes menores, como lâmpadas, fios, interruptores e tomadas, até quadros de energia, disjuntores, cabines primárias, aterramento, proteção contra descargas atmosféricas (SPDA), entre outros. A análise dos aparelhos que serão conectados à rede de energia também é necessária, evitando possíveis choques, incêndios e danos permanentes nos equipamentos.
Quanto à periodicidade da manutenção preventiva em sistemas elétricos industriais, pode variar conforme o tipo de projeto. É recomendada a análise regular das dependências da instalação, anual ou sempre que sentir necessidade, já que acidentes elétricos podem representar prejuízos milionários para a organização.
É por meio da manutenção preventiva que prolongamos a vida útil do sistema e equipamentos, aumentando a segurança da instalação elétrica industrial.
Quais são os 3 tipos de manutenções?
Quando falamos em manutenção elétrica, é comum relacionar apenas aos fins corretivos, quando o problema se agravou a ponto de causar danos às instalações e necessidade de reparo imediato. Mas existem outros tipos de manutenções que podem ser aplicadas em instalações industriais, como:
Manutenção Preditiva
Amplamente utilizada no setor industrial, a Manutenção Preditiva visa monitoramento contínuo do sistema elétrico em sua totalidade, analisando especialmente o funcionamento de maquinários.
Podemos usar a própria tecnologia para apoiar no monitoramento. Existem sistemas especiais que acompanham o gasto de energia, analisam o comportamento de equipamentos, alertando sobre possíveis melhorias para melhorar o desempenho ou aumentar a eficiência energética do sistema.
Manutenção Preventiva
A clássica Manutenção Preventiva ainda é considerada o modelo ideal. A análise é feita presencialmente por um especialista, alguém que pode usar seus sentidos (visão, tato, audição) e experiência para uma avaliação apurada, evitando que problemas com potencial de risco passem despercebidos.
O técnico habilitado pode observar e solicitar reparos em fios, peças e equipamentos desgastados, inspecionar se há possíveis infiltrações na área elétrica, realizar pequenos ajustes quando necessário, entre outras soluções.
É extremamente útil em projetos industriais por executar os pequenos reparos quando estes ainda não são um problema, evitando perdas por panes, choques, curtos-circuitos e picos de energia, por exemplo, aumentando a vida útil dos projetos.
Manutenção Corretiva
Adiar a manutenção preventiva por muito tempo traz sérias consequências. O sistema elétrico industrial vira uma verdadeira bomba-relógio com alto potencial para prejudicar o patrimônio, edifício e às pessoas que trabalham no local, sendo necessário executar a Manutenção Corretiva.
Depois, chegar ao ponto de precisar intervir e aplicar reparos urgentes pode ser uma péssima notícia para a empresa. É provável que todas as operações sejam suspensas até a finalização da manutenção.
Quando já existem dados que indicam a raiz do problema, pode ser mais fácil para ir direto ao ponto. Mas quando não sabemos qual foi a causa, é necessário iniciar um processo investigativo, pausando a produção por horas até identificar a falha. Interromper processo de produção pode representar grande prejuízo para a indústria, atrapalhando o cumprimento de prazos e compromissos com outros clientes e empresas parceiras.
Precisa colocar a Manutenção em dia? Agende com a WBecker Engenharia
Solicitar o apoio de uma empresa especializada em Engenharia Elétrica é tão importante quanto fazer a manutenção em si. Só um profissional capacitado, devidamente certificado pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA), poderá realizar os reparos, emitir e assinar o laudo técnico exigido pelos órgãos regulamentadores.
A WBecker Engenharia Elétrica atua há quase 20 anos no setor. Nosso time já teve o prazer de apoiar projetos em diferentes regiões do Brasil para empresas consolidadas, como a AutoZone, Burger King, Carrefour, Casas Bahia, Extra, Sams Club, entre outras. Agende uma vistoria e manutenção preventiva com nossa equipe clicando aqui.